Israel, a luz de Deus

Israel, a luz de Deus
Os que amam Israel prosperarão!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

George W. Buch: um discurso na unversidade de Yale

Discurso de abertura proferido pelo Presidente dos EUA na Universidade de Yale em New Haven, Connecticut, em 21 de maio de 2001 [Commencement Address at Yale University in New Haven, Connecticut - May 21, 2001]

Presidente Levin, muitíssimo obrigadoDean Brodheadcompanheiros da Corporação de Yale, os pais do companheiro de Yale, famílias, e diplomados. É um privilégio especial para receber este grau honorário. Eu estava orgulhoso há 33 anos para receber meu diploma de Yale em primeiro lugar; estou ainda mais orgulhoso que, em seus olhos, eu ganhei um presente.

Congratulo-me com os meus colegas homenageados. Tenho a satisfação de compartilhar essa honra com um grupo tão distinto. Estou particularmente feliz por estar aqui com meu amigo, o ex-presidente do México: “Senior Presidente, usted es un verdadero lider y un gran amigo”.

Felicito todos os pais que estão aqui. É um dia glorioso quando graduados seu filho do colégio. É um grande dia para você, é um grande dia para a sua carteira. [Risos]
O mais importante, parabéns para a classe de 2001. Para aqueles de vocês que recebeu honras, prêmios e distinções, eu digo, bem feito. E para os alunos C eu digo, você também pode ser Presidente dos Estados Unidos. [Risos] Um grau Yale vale muito, como eu muitas vezes lembram Dick Chene [Risos]

Eu aprecio isso muito a chance de dizer algumas palavras nesta ocasião. Eu sei que Yale tem uma tradição de não ter nenhum orador. Sei também que você ter esculpido uma única exceção. A maioria das pessoas acha que para falar em início de Yale, você tem que ser Presidente. Mas ao longo dos anos, as especificações tornaram-se muito mais exigente. Agora você tem que ser um graduado de Yale, você tem que ser presidente, e você já teve ter perdido o voto de Yale para Ralph Nader.

Esta é a minha primeira vez aqui depois de muito tempo. Tenho certeza de que cada um de vocês vai fazer sua própria viagem de volta, pelo menos, algumas vezes em sua vida. Se você gosta de mim, você não vai lembrar de tudo que você fez aqui. [Risos] Isso pode ser uma coisa boa. [Risos] Mas haverá algumas pessoas e alguns momentos você nunca vai esquecer.
Tomemos, por exemplo, meu velho colega Dick Brodhead, o reitor desta universidade realizado grande. Lembro-me dele como um jovem estudioso, um brilhante garoto-[risos] - um trabalhador duro. Nós dois colocar um monte de tempo em na Biblioteca Sterling, na sala de leitura, onde eles têm esses grandes sofás de couro. [Risos] Nós tivemos um entendimento mútuo. Dick não leria em voz alta, e eu não iria roncar. [Risos]

Por exemplo, fiz uma classe que estudou haicai japonês. Haiku, para os não iniciados, é uma forma do século 15 de poesia, cada poema ter 17 sílabas. Haiku é totalmente compreendida apenas pelos mestres zen. Pelo que me lembro, um dos meus conselheiros acadêmicos estava preocupado com minha seleção de um curso tão especializado. Ele disse que eu deveria focar em Inglês. [Risos] Eu ainda ouço que, muitas vezes. [Risos] Mas os meus críticos não percebem, eu não faço gafes verbais, eu estou falando nas formas perfeitas e os ritmos de haiku antigo.
Eu dominei meu inglês aqui, e eu tomei uma classe chamada "A História e Prática do Oratório americano", ministrado por Osterwies Rollin G.. E o presidente Levin, eu quero dar crédito onde crédito é devido. Eu quero que o mundo inteiro saiba disso: Tudo que eu sei sobre a palavra falada, eu aprendi aqui em Yale. [Risos]

Como estudante, eu tentei manter um perfil baixo. Funcionou. No ano passado o New York Times entrevistou John Morton Blum porque o registro mostrou que eu tinha tomado um de seus cursos. Lançando os olhos da mente sobre o desfile de rostos jovens ao longo dos anos, o professor Blum disse, e cito, "Eu não tenho a menor lembrança dele." [Risos]

Mas eu me lembro Professor Blum. E... ainda me lembro da sua dedicação e padrões elevados de aprendizagem. No meu tempo havia muitos grandes professores na Universidade de Yale, e ainda existem. Eles são os únicos que mantêm Yale indo após os começos, depois que foram todos os nossos caminhos separados. Eu não tenho certeza se lembrou de agradecer-lhes a última vez que estive aqui, mas agora que eu tenho uma segunda chance, agradeço aos professores da Universidade de Yale.
É assim que eu cheguei a sentir sobre a experiência de Yale, grato. Estudei duro, eu jogava duro, e eu fiz um monte de amigos ao longo da vida. O que fica com você na faculdade é a parte de sua educação dificilmente você já percebeu na época. São as expectativas e os exemplos ao seu redor, os ideais em que acredita, e os amigos que você faz.

No meu tempo, eles falaram do "homem de Yale". Eu estava realmente nunca certo o que era, mas eu acho que eu sou um homem melhor por causa de Yale. Todas as universidades, no seu melhor, ensinar que os graus e honrarias estão longe de ser a medida plena de vida. Nem é que as medidas tomadas em riqueza ou em títulos. O que mais importa são os padrões você vive, a consideração que você mostrar aos outros, e do jeito que você use os dons que lhe são dadas.

Agora você deixar Yale para trás, carregando a prova escrita de seu sucesso aqui, em um colégio mais antigo do que a América. Quando eu saí daqui, eu não tinha muito na forma de um plano de vida. Eu sabia que algumas pessoas que pensaram que eles fizeram, mas descobriu-se que estávamos todos em por altos e baixos, a maioria deles inesperado. A vida dá suas voltas próprios, faz suas próprias demandas, escreve sua própria história, e ao longo do caminho, começamos a perceber que não é o autor. Começamos a compreender que a vida é o nosso viver, mas para não perder e que as maiores recompensas são encontradas nos compromissos que assumimos com os nossos corações inteiros-para as pessoas que amamos e às causas que ganhar o nosso sacrifício. Espero que cada um de vocês vai saber estas recompensas. Eu espero que você vai encontrá-los em seu próprio caminho e seu próprio tempo.

Para alguns, isso pode significar algum tempo no serviço público. E se você ouvir que me ligar, eu espero que você responder. Cada um de vocês tem dons especiais, e você foi dado a eles por uma razão. Usá-los e compartilhá-los. O serviço público é uma forma, uma forma honrosa, para marcar sua vida com significado.
Hoje eu visito não só a minha alma mater, mas a cidade do meu nascimento. Minha vida começou a poucos quarteirões daqui, mas fui criado no oeste do Texas. De lá, Yale parecia sempre um mundo de distância, talvez uma parte do meu futuro. Agora é uma parte do meu passado, e Yale, para mim, é uma fonte de grande orgulho.
Espero que haverá um tempo para você voltar para Yale para dizer isso e se sentir como eu. E eu espero que você não vai esperar tanto tempo.
Parabéns, e que Deus abençoe.

NOTA: O Presidente falou em 12:05 pm, no Campus Velha. Em suas observações, ele se referiu a Richard C. Levin, presidente, e Richard H. Brodhead, reitor da Yale College, Universidade de Yale, o ex-presidente Ernesto Zedillo do México, e Ralph Nader, 2000 candidata do Partido Verde presidencial.
____________________________________________________
Citação: George W. Bush: "discurso de abertura na Universidade de Yale em New Haven, Connecticut", 21 de maio, 2001. Online por Gerhard Peters e John T. Woolley, o Projeto Presidência americana. http://www.presidency.ucsb.edu/ws/?pid=45895.

Nenhum comentário:

Postar um comentário